quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Clube de Ciências- Construindo um vulcão


Reagentes e material necessário

· Bicarbonato de sódio (ou fermento)

· Corante vermelho ou colorau

· Vinagre

· Garrafa de vidro

· Espátula

· Tabuleiro de madeira ou bacia

· Modelo de cone vulcânico (de gesso ou argila), não muito inclinado










Procedimento experimental

· Para preparar a lava juntar, num copo, pequenas proporções de:

- bicarbonato de sódio (ou fermento);

- corante vermelho ou colorau

· Para completar esta “mistura vulcânica”, colocar vinagre no modelo de cone vulcânico, até um quarto da sua altura.

· Juntar a mistura do copo com o vinagre, para desencadear a mini-erupção vulcânica.

· Observar o resultado.








Explicação:

Quando se adiciona a mistura ao vinagre, coloca-se em contacto o bicarbonato de sódio, que é uma substância alcalina, com o vinagre, uma substância ácida.
A reação entre eles origina milhões de bolhinhas de dióxido de carbono que arrastam consigo a "lava" do vulcão...

OS PEQUENOS CIENTISTAS DESTA NOSSA ATIVIDADE FORAM : GUILHERME, ROGÉRIO E THOMAS , ALUNOS DA 6ª SÉRIE B.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Últimos dias de super-herói



As sétimas séries participaram do projeto Vida Urgente ,onde assistiram ao espetáculo “ÚLTIMOS DIAS DE SUPER-HERÓI”, uma peça teatral que utiliza diferentes linguagens: teatro, cinema e música, aproveitando o espaço de maneira dinâmica, fazendo com que o público precise se movimentar para acompanhar as cenas, que acontecem em diferentes pontos do teatro, o que torna o espetáculo dinâmico e interativo, mantendo a atenção dos alunos.













O espetáculo tem como objetivo desmistificar a cultura do herói, pois estão constituídos no inconsciente coletivo. Esses valores passam idéia de que somos imortais e que nada de ruim pode acontecer conosco. A figura do herói é caracterizada pela potência, velocidade, força, coragem, agressividade e competitividade, fatores geralmente relacionados ao símbolo masculino e evidenciados na impulsividade da pré-adolescência e adolescência.

Também leva os alunos a refletirem sobre seu papel no trânsito, enquanto pedestres, ciclistas, skatistas, usuários de transporte coletivo e futuros motoristas.

Exposição sobre Einstein: Uma verdadeira viagem no tempo



Você já ouviu falar ou se lembra o que significa a Teoria da Relatividade, Movimento Browniano ou efeito fotoelétrico? Certamente quem passou pelas aulas de Física deve responder que sim.


A exposição apresenta, por um lado, quem foi Albert Einstein, o físico que se tornou celebridade e usou sua fama para condenar o racismo e a energia nuclear usada para fins militares. Por outro, traça um paralelo entre as teorias do cientista sobre o espaço, o tempo, a luz, a gravidade e a matéria e suas aplicações nos dias de hoje. Ao todo serão 10 seções, algumas com instalações interativas.


































A exposição, além de aproximar o público de um conhecimento teórico às vezes denso, oferece ainda duas oficinas: uma sobre o Movimento Browniano e outra que aborda a Espetroscopia. A primeira explica que uma partícula suficientemente pequena como um grão de polém, imerso em um líquido, apresenta um movimento aleatório. Já a segunda, fala sobre dados físico-químicos por meio da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.

A exposição sobre a vida e obra de Albert Einstein é uma experiência diferente e enriquecedora, de como as teorias da Física explicam também grande parte do que vivenciamos no dia a dia.

Solidificando a água na sala de aula. É possível???


Parece mágica....mas é física!!!
Através de experimentos simples,podemos observar as mudanças de estados físicos da água.

MATERIAL :

· cubos de gelo

· 3 colheres de sal de cozinha

· 2 tubos de ensaio

· 2 copos de vidro


PROCEDIMENTO :


1- Em um dos copos, colocar gelo triturado misturado com bastante sal .No outro copo colocar apenas gelo triturado. Colocar um pouco de água nos tubo de ensaio depois posicioná-los dentro dos copos.Ficar durante algum tempo agitando o banho de gelo e sal com o próprio tubo de ensaio. Observar.







Quando a água está sob a forma de gelo, ela está no estado sólido.
A temperatura do ambiente faz com que o copo com gelo comece a ficar molhado por fora e o gelo que está dentro derrete, à esta mudança de estado dá-se o nome de FUSÃO (passagem do estado sólido para o líquido).
Mas por que o copo fica suado???
Na verdade é o vapor d'água que está na atmosfera que quando encontra uma superfície fria condensa e passa para o estado líquido (CONDENSAÇÃO).

A água pode sofrer outra mudança de estado, a SOLIDIFICAÇÃO, que é a passagem do estado líquido para o sólido. Ao colocar água no congelador, o abaixamento correspondente da temperatura da água faz com que ela se solidifique.

Mas mesmo fora do congelador, a água que está dentro do tubo de ensaio do copo com gelo e sal, consegue solidificar em alguns minutos. Como??? O sal quando misturado com a água permite que a temperatura do sistema fique tão baixa que faz com que a água do tubo congele.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

" Quando a física não é um bicho-de-sete-cabeças!"


A Escola da Ciência - Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Desperta-se a curiosidade dos alunos, e, dessa forma, muitas acabam compreendo melhor certos fenômenos científicos.

Durante a visitação, um monitor apresenta aos alunos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, os alunos são capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.