quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Exposição sobre Einstein: Uma verdadeira viagem no tempo



Você já ouviu falar ou se lembra o que significa a Teoria da Relatividade, Movimento Browniano ou efeito fotoelétrico? Certamente quem passou pelas aulas de Física deve responder que sim.


A exposição apresenta, por um lado, quem foi Albert Einstein, o físico que se tornou celebridade e usou sua fama para condenar o racismo e a energia nuclear usada para fins militares. Por outro, traça um paralelo entre as teorias do cientista sobre o espaço, o tempo, a luz, a gravidade e a matéria e suas aplicações nos dias de hoje. Ao todo serão 10 seções, algumas com instalações interativas.


































A exposição, além de aproximar o público de um conhecimento teórico às vezes denso, oferece ainda duas oficinas: uma sobre o Movimento Browniano e outra que aborda a Espetroscopia. A primeira explica que uma partícula suficientemente pequena como um grão de polém, imerso em um líquido, apresenta um movimento aleatório. Já a segunda, fala sobre dados físico-químicos por meio da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.

A exposição sobre a vida e obra de Albert Einstein é uma experiência diferente e enriquecedora, de como as teorias da Física explicam também grande parte do que vivenciamos no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário